Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Hospital Helvio Auto inaugura ambulatório de Medicina do Viajante
07/06/2017 - 09h20m

Hospital Helvio Auto inaugura ambulatório de Medicina do Viajante

Consultas são gratuitas e devem ser marcadas com antecedência, presencialmente ou por telefone

Hospital Helvio Auto inaugura ambulatório de Medicina do Viajante

O Hospital Escola Dr. Hélvio Auto possui um ambulatório de medicina do viajante. O local é o primeiro do estado especializado neste tipo de consulta e atende usuários que irão viajar para áreas de risco no Brasil e, também, para qualquer destino internacional. A unidade ainda assiste quem voltou de algum lugar apresentando sintomas. 

Mardjane Lemos é infectologista do local e foi ao programa Difusora Manhã falar sobre os procedimentos necessários para se consultar. De acordo com ela, o ambulatório funciona às sextas-feiras, a partir das 10h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Hélvio Auto. Para marcar uma consulta, o usuário pode ir até o SAE, na Rua Cônego Lyra, s/n, no bairro Trapiche da Barra, ou ligar para 3315-3244 e informar o local para onde vai viajar.

No local é possível fazer emissão de certificado de saúde para viagem, receber orientações sobre prevenção de doenças em áreas de risco e trombose em voos longos, dicas de alimentação e consumo de água nesses locais, emitir receita de medicação contínua durante o período da viagem e solicitação de vacinas, além de outros serviços.

Segundo Mardjane Lemos, é essencial que as pessoas tomem estes cuidados antes e após a viagem, e o ambulatório é uma forma prática de receber medicação e dicas importantes para viajar com segurança. Ela também ressaltou a importância de marcar consultas com antecedência para evitar transtornos. 

“Esse tipo de consulta requer alguns procedimentos diferentes. Se for necessário, a emissão de um certificado de saúde, por exemplo, nós precisaremos solicitar os exames, ter estes resultados, avaliar e encaminhar para imunização. Então o ideal seria nos procurar com, pelo menos, trinta dias antes da viagem”, explicou a infectologista.

O programa Difusora Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 09h30, pela Rádio Difusora de Alagoas, na freqüência AM 960.

Ações do documento