Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Hipertensão é tema do "Ser Saudável" desta quarta
04/10/2011 - 14h07m

Hipertensão é tema do "Ser Saudável" desta quarta

Excesso de peso e o consumo exagerado de sal podem levar à Hipertensão

Hipertensão é tema do "Ser Saudável" desta quarta

 

Iranei Barreto e Ascom/EBC-TV Brasil

O sal está presente na maioria dos alimentos que as pessoas comem e o seu consumo exagerado é a principal causa de uma doença silenciosa e perigosa. A Hipertensão é o tema do próximo episódio do Ser Saudável, que vai ao ar na quarta-feira (05), às 20h30, na TV Educativa (TVE). Além Do sal, fatores genéticos, a obesidade e o sedentarismo também estão associados ao aumento da pressão arterial. A série é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a TV Brasil.

Assim como muitos brasileiros, o representante comercial gaúcho Alexandre Scheffel, 60 anos, não sabia que tinha pressão alta. Após o diagnóstico, ele mudou alguns hábitos de vida para melhorar a saúde e controlar a hipertensão.

Os médicos e apresentadores do programa Dra. Lívia Hartmann de Souza e Dr. Enrique Barros explicam por que é preciso fazer o controle periódico da pressão, assim como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, evitando a alta ingestão de sal. O programa mostra ainda os efeitos da hipertensão no coração e em outros órgãos do corpo humano.

Participam do programa, o diretor da Unidade de Hipertensão do INCOR/SP, Dr. Luiz Aparecido Bortolotto, o médico cardiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da UFRGS, Dr. Miguel Gus; e a cardiologista pediátrica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Dra. Lúcia Pellanda.

 

Ações do documento