Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Glaucoma pode atingir pessoas de várias idades; saiba quais são os sintomas
18/05/2017 - 11h04m

Glaucoma pode atingir pessoas de várias idades; saiba quais são os sintomas

A doença se caracteriza pelo aumento da pressão ocular. Prevenção é o melhor tratamento

Glaucoma pode atingir pessoas de várias idades; saiba quais são os sintomas

O Glaucoma é uma doença silenciosa que não tem cura e pode levar à cegueira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80 milhões de pessoas devem ter a doença no mundo até 2020. Porém, com tratamento adequado e feito no início da doença, há grande possibilidade de cura. A oftamologista Elvira Pinheiro falou sobre formas de prevenção, sintomas e tratamento no programa Pauta Especial.

De acordo com a médica, a alteração da pressão dentro dos olhos é um dos indicativos de que pode haver algo errado. Por isso, medi-la é um dos principais exames para detecção do glaucoma. Além deste fator, o histórico familiar, idade acima de 50 anos, diabetes, uso de medicamentos que combatem inflamações (corticóides), lesões nos olhos e descendência negra. Só o diagnóstico precoce pode controlar o glaucoma e evitar a cegueira.

“O tratamento na maioria das vezes é simples e é feito com colírios, mas atividades físicas e boa alimentação também ajudam no controle da doença. Em alguns casos, a cirurgia é o melhor modo de tratar o problema”, informou Elvira Pinheiro.

É importante saber que, mesmo sendo uma enfermidade que geralmente atinge pessoas com mais de 40 anos, jovens e até crianças também podem apresentar a doença.  Por isso, o recomendado é fazer consultas anuais ao oftamologista.

Para ver a entrevista completa, clique aqui.

O programa Pauta Especial vai ao ar de segunda a sexta-feira às 11h30, com reprise às 16h30, pela TVE Alagoas.

 
Ações do documento