Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gagueira e Dislexia no Ser Saudável
08/06/2011 - 08h56m

Gagueira e Dislexia no Ser Saudável

Como lidar e tratar estas interferências neurológicas

Gagueira e Dislexia no Ser Saudável

Lívia e Dra Anelise Junqueira Bohnen

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O oitavo episódio da série Ser Saudável vai ao ar na quarta (08), às 20h30 na TV Educativa, e aborda os problemas que afetam a linguagem: a gagueira e a dislexia. Sílabas repetidas e dificuldades em compreender e ler um texto são os sinais mais comuns da gagueira e da dislexia. Estes males neurológicos interferem diretamente na comunicação, na aprendizagem e criam dificuldades relacionadas à fala, leitura e escrita.

O programa contará histórias como a do músico e ator Nico Niclaiewsky, de 52 anos, que convive com a gagueira. E o caso do professor Mateus Effel, 31 anos, que venceu as dificuldades da dislexia para se formar em história.

Para entender como funciona o cérebro de quem tem gagueira ou dislexia, os médicos e apresentadores do programa, Enrique Barros e Lívia Hartmann de Souza, reúnem opiniões de especialistas e pesquisadores da área. Entre os entrevistados deste episódio estão a presidente do Instituto Brasileiro da Fala e Fluência, mestre em fonoaudiologia e doutora em linguística, Dra. Anelise Junqueira Bohnen; e o neuropediatra do Hospital Albert Einstein de São Paulo, doutor em neurociências pela Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Dr. Abram Topczewski.
Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral Daniel Pedroso
Coprodução TV Brasil e UNISINOS

Ações do documento