Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Fisioterapeuta fala sobre dor nas costas no Pauta Especial
15/01/2018 - 10h30m

Fisioterapeuta fala sobre dor nas costas no Pauta Especial

Programa da TV Educativa abordou o problema que é queixa de mais de 80% dos brasileiros

Fisioterapeuta fala sobre dor nas costas no Pauta Especial

Hugo Sant'Ana em entrevista ao apresentador Luiz Alberto

Por Mácio Paulo*

A dor lombar, conhecida como dor nas costas, é a segunda maior causa de visita aos médicos. Segundo o ranking de auxílios-doença elaborado pelo INSS, a enfermidade é a que mais afasta trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias. Em 2016, 116.371 pessoas tiveram de se ausentar do emprego. Para entender o que causa esse desconforto e como tratá-lo, o Pauta Especial recebeu o fisioterapeuta Hugo Sant’ana.

Segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), cerca de 100 mil pessoas se ausentam por ano devido à lombargia. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que, a cada 10 pessoas, oito terão esse problema durante a vida.

.A causa da dor nas costas varia de acordo com o diagnóstico de cada paciente, assim como a intensidade do problema. Normalmente, o distúrbio pode estar relacionado a fatores como má postura, má alimentação, sedentarismo e envelhecimento.

Em entrevista ao apresentador Luiz Alberto, Hugo explicou o porquê do sedentarismo ser o principal motivo desse problema. “Com a falta de atividade física, os nossos músculos começam a perder a ativação do controle muscular. Aquele indivíduo que é sedentário perde essa ativação, portanto, ao fazer uma atividade como levantar uma caixa, todo o esforço vai para as articulações, causando uma sobrecarga que é muito prejudicial”, diz.

A orientação do fisioterapeuta é que aqueles que sentirem os sinais da lombargia busquem tratamento logo no início, evitando ignorar a dor. Segundo ele, há dois caminhos para o tratamento: o método clínico e o método estrutural. No método clínico, busca-se tratar os sintomas, enquanto no método estrutural as causas da dor são o objeto a ser combatido.

O Pauta Especial vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30, na TVE Alagoas, canal 3 da TV Aberta e 6 da NET, com reprise às 17h durante o horário de verão. O programa também pode ser assistido no canal do YouTube: TVE Alagoas.

Ações do documento