Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Extinções exibe edição sobre Urso Polar
29/06/2011 - 12h49m

Extinções exibe edição sobre Urso Polar

Um naúfrago do aquecimento global

Extinções exibe edição sobre Urso Polar


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


A luta pela sobrevivência do urso polar é mais um episódio da série Extinções, apresentada pelo ator Eduardo Moscovis, nesta quarta-feira (29), às 23h, na TV Educativa de Alagoas (TVE).


Na primavera de 2008, o noticiário internacional destacou a saga de dois ursos polares perdidos no norte da Islândia, a centenas de quilômetros de seu território tradicional. As autoridades locais, sem experiência e sem auxílio de especialistas para sedar e capturar os animais irritados pela fome, não tiveram outra opção a não ser abatê-los.


Na época, o desfecho trágico desses ursos escandalizou a comunidade internacional. Mas, ao mesmo tempo, teve o mérito de jogar luz sobre uma espécie diretamente ameaçada de extinção pelo aquecimento gobal. Para a comunidade científica, a chegada dos ursos à Islândia era a mais perfeita ilustração do desequilibrio climático que afeta o planeta.


Existem atualmente 20 a 25 000 ursos polares entre o gelo perene do ártico e o paralelo 60 que inclui os territórios do Alaska e da Groenlândia. Os ursos vivem principalmente no oceano de gelo sazonal que se forma todos os anos nos extremos do Oceano Ártico. 150.000 anos de evolução fizeram do animal um nadador incansável, capaz de atravessar oito quilômetros de mar gélido em uma hora e mergulhar a uma profundidade de sete metros. Sua força física e suas habilidades espelham as condições extremas de seu habitat.


Mas, nos últimos 800 anos, a espessura da camada de gelo do Oceano Ártico nunca foi tão fina quanta a registrada na última década. Habitante de um mundo que se desmancha cada vez mais rápido, o urso polar periga transformar-se em uma sorte de náufrago perpétuo, um futuro apátrida cujo país, literalmente, derreteu.


Para entender e reconstituir a saga dos ursos que conseguiram sobreviver a uma viagem de quase 500 quilômetros de mar gelado até a Islândia, o documentário de Extinções acompanha a investigação de cientistas e parte em direção aos icebergs do Alaska e da Groenlândia.


A série Extinção apresenta, sempre às quartas-feiras, seis documentários sobre a vida de seis grandes animais que enfrentam seu pior inimigo: a extinção. Com imagens registradas em 17 países, a série retrata o drama de cada espécie diante da ameaça de destruição do seu ecossistema pelas mãos dos homens. O público poderá acompanhar cenas fortes e inéditas da luta pela sobrevivência do tigre, guepardo, orangotango, elefante asiático, urso polar e da onça pintada. O programa é uma produção da TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).

 

Ações do documento