Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições tem edição sobre Bumba-Meu-Boi do Maranhão
11/10/2011 - 08h00m

Expedições tem edição sobre Bumba-Meu-Boi do Maranhão

Uma viagem por um dos maiores marcos da cultura maranhense

Expedições tem edição sobre Bumba-Meu-Boi do Maranhão


 

Iranei Barreto e Ascom/ EBC-TV Brasil

A série Expedições desta terça (11), às 19h30, apresenta uma das mais incríveis manifestações culturais do Brasil. A rica mistura de dança, folclore, música, religião e teatro, fez surgir o Bumba-Meu-Boi do Maranhão. Em Alagoas, o programa é exibido pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam essa festa, que começa a ser preparada logo após o Carnaval, tem seu ápice durante os festejos juninos e, em alguns casos, só termina em outubro.

Nessa verdadeira viagem por um dos maiores marcos da cultura maranhense, Expedições revela que as centenas de grupos de Bumba-Meu-Boi espalhados pelo estado estão divididos em cinco ritmos, ou sotaques, como são conhecidos no estado.

O documentário explora, ainda, as muitas etapas dessa história. Conheça a lenda do Boi, que deu origem à festa, e descubra que o que parece pura brincadeira é, na verdade, fruto de muita preparação e ensaio. Do Batismo do novo Couro do Boi até a Matança, várias apresentações são feitas nos arraiais, nas comunidades e nas ruas da cidade de São Luís.

A série também desvenda porque é tão importante que uma manifestação cultural receba o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para esclarecer ainda mais essa tradição, Paula entrevista vários brincantes do Boi, além de Isaurina Nunes, antropóloga do Iphan, e Sérgio Ferreti, professor de Antropologia da Universidade Federal do Maranhão.

Sobre o programa- Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Expedições é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck.

O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão Expedições e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil. Programas jornalísticos semanais, em formato de documentários de 30 minutos (26 minutos de produção), abordando o Brasil e suas milhares de faces, as populações, os costumes, a cultura, o meio ambiente, história, antropologia. As lentes do EXPEDIÇÕES percorrem todo território nacional e enfocam a realidade com profundidade.

 

 

Ações do documento