Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições tem edição sobre “Boi da Floresta”
17/10/2011 - 20h48m

Expedições tem edição sobre “Boi da Floresta”

Fundado por Mestre Apolônio, é um dos mais autênticos grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão.

Expedições tem edição sobre “Boi da Floresta”

Iranei Barreto e Ascom/ EBC-TV Brasil

A  série Expedições desta terça (18), às 18h30, apresenta um dos mais autênticos e tradicionais grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão, o Boi da Floresta, fundado em 1972 pelo prestigiado Mestre Apolônio Melônio. O programa vai ao ar em Alagoas pela TV Educativa (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Mais de quinze anos após a primeira visita ao Boi da Floresta, Paula Saldanha e Roberto Werneck retornam ao Bairro da Liberdade, região carente de São Luis do Maranhão, onde está situada a sede desse grupo. Lá ela revela o que permanece inalterado e o que mudou no cotidiado desses defensores da cultura popular maranhense.

Descubra as origens desse grupo e o sotaque ao qual ele pertence. Conheça Nadir Olga Cruz, atual dirigente do Boi da Floresta e, como ela mesma diz, “o primeiro resgate de Mestre Apolônio”. O primeiro de muitos, pois, além de organizar, anualmente, belas apresentações de Bumba-Meu-Boi, o grupo é responsável por tirar das ruas de São Luis um grande número de jovens que aprendem aqui ofícios e valores que dão sentido às suas vidas.

Ouça as histórias de pessoas como Charles, Adeilson e Julyene, alguns dos jovens integrantes do grupo, cuja sede comporta um Ponto de Cultura, programa do Governo Federal.

Expedições acompanha ainda todos os preparativos para as apresentações juninas do Boi da Floresta, desde a afinação dos instrumentos até a maquiagem dos brincantes, passando pela confecção de suas fantasias.

 
Ações do documento