Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições faz uma homenagem ao Mico-leão-dourado
26/04/2011 - 07h43m

Expedições faz uma homenagem ao Mico-leão-dourado

Símbolo da luta pela preservação da Mata Atlântica

Expedições faz uma homenagem ao Mico-leão-dourado

O Expedições desta terça (26), faz uma homenagem ao maior símbolo da luta pela preservação da Mata Atlântica: o mico-leão-dourado. Esse emblemático primata é endêmico da baixada litorânea do Rio de Janeiro, natural apenas nessa região, e continua na lista dos animais ameaçados de extinção. A Mata Atlântica foi o bioma que mais sofreu desde o início da colonização do Brasil, que ocorreu do litoral em direção ao interior.  O programa vai ao ar às 19h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


Para garantir a sobrevivência deste primata e de seu habitat, foram criadas diferentes Unidades de Conservação. E, para fortalecer esses pontos de cada região, e assegurar o melhor status de proteção para o habitat da espécie, foi criado o Mosaico Mico-leão-dourado. Esta iniciativa contribui com o combate aos crimes ambientais, que tanto ameaçam a biodiversidade regional. Mas, mesmo com todos os esforços, recebendo ajuda de especialista para aumentar sua população, os números ainda não satisfazem.


O programa analisa quanto ainda falta para livrar o mico leão dourado da extinção e quais são os desafios para atingir o ideal. Além disso, a produção viaja até a região de Silva Jardim e Casimiro de Abreu para acompanhar o trabalho de especialistas no Projeto Mico Leão Dourado.

 

Ações do documento