Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições discute o lixo e seu reaproveitamento
28/03/2011 - 10h44m

Expedições discute o lixo e seu reaproveitamento

Com novas formas de gestão de resíduos, o lixo pode deixar de ser um problema e mostrar seu potencial energético e econômico

Expedições discute o lixo e seu reaproveitamento

Lixo: Problema ou solução?


Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil
O Expedições desta terça (29), que vai ao ar às 19h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), vai mostrar como novas formas de gestão de resíduos vêm permitindo reduzir o impacto negativo do lixo. E ainda como ele pode deixar de ser um problema ambiental e de saúde pública para mostrar seu potencial energético e econômico.


Produzir lixo é inerente à atividade humana. Com o crescimento da população e das economias, toneladas de lixo são lançadas diariamente no mundo. No Brasil, o problema é ainda mais grave porque o lixo que se produz ainda é, em grande parte, descartado e sem qualquer tratamento em “lixões”. Nesses depósitos a céu aberto, catadores se expõem a doenças e acidentes, enquanto resíduos tóxicos vazam para a natureza. Além disso, o lixo não tratado representa um grande desperdício: toneladas de materiais reutilizáveis ou recicláveis deixam de ser reaproveitados.


Em 2010, foi instituída no Brasil a Nova Política de Resíduos Sólidos, dividindo a responsabilidade sobre o lixo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Novos centros de tratamento estão sendo construídos para garantir destinação e processamento adequados ao lixo, evitando a contaminação de pessoas, do meio-ambiente, e estimulando o aproveitamento energético do lixo.


Paula Saldanha conversa com especialistas que falam sobre novas técnicas de aproveitamento energético, como o do biogás gerado nos aterros sanitários, do calor produzido na incineração do lixo, e de como soluções simples como a compostagem e a reciclagem podem representar uma enorme economia para o país e para a natureza. Enfim, o lixo pode deixar de ser um problema e tornar-se uma solução viável para diversos desafios enfrentados hoje.

Ações do documento