Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições discute Energia Nuclear
16/05/2011 - 11h08m

Expedições discute Energia Nuclear

O Brasil necessita desta matriz energética?

Expedições discute Energia Nuclear

 


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O programa Expedições, que vai ar na terça-feira (17) discute energia nuclear no Brasil, trazendo opiniões de especialistas no assunto, como o físico nuclear Antônio Carlos Mazzaro, e os professores Roberto Schaeffer, Aquilino Senra e Luiz Pinguelli Rosa, da COPPE/UFRJ, entre outros. O programa vai ao ar às 19h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE).


No dia 11 de março de 2011, um violento terremoto e um tsunami arrasaram grande parte do Japão. Em meio às consequências do desastre, um acidente provocou temor no mundo inteiro: a destruição parcial nas estruturas da usina de Fukushima, litoral leste do país. Esse acidente, classificado como nível 5 numa escala de 1 a 7, tem consequências de gravidade ainda não dimensionada.


Com o desastre, volta à tona fortemente o debate sobre o papel da energia nuclear no mundo contemporâneo. Quais os prós e contras deste tipo de geração de energia? As usinas nucleares são efetivamente seguras? Há alguma nova solução para os rejeitos nucleares, os dejetos radioativos das usinas, que podem durar milhares de anos? Alguns cientistas afirmam que a energia nuclear é limpa e segura, mas isso se confirma?


Os países chamados “tigres asiáticos” tiveram seu salto desenvolvimentista relacionado à geração de energia nuclear. Mas será que, no Brasi,l essa matriz energética é mesmo necessária?


Sobre o programa- Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Expedições é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão Expedições e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil.

 

Ações do documento