Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições destaca o Quissamã Cultural
19/09/2011 - 14h23m

Expedições destaca o Quissamã Cultural

Complexo guarda um capítulo precioso da história da colonização do Brasil

Expedições destaca o Quissamã Cultural

Quissama Cultural Grupo de Fado

 

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O Expedições desta terça (20), às 19h30, mostra a força viva da herança cultural dos escravos, através de suas festas, arte e tradições, e ouve especialistas como o pesquisador Leonardo de Vasconcelos, além de antigos moradores como Seu Tide e Dona Preta. O programa é Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE).


O Complexo Cultural Fazenda Machadinha, em Quissamã, no Rio de Janeiro, guarda um capítulo especial da história da colonização do Brasil. A herança da cultura negra, fruto da resistência dos escravos, é a marca registrada do local, e aparece na culinária tradicional, nas festas do jongo e do fado, típicas da região.


Localizada no norte fluminense, a Fazenda Machadinha foi um tradicional engenho de cana-de-açúcar da região, que no século XIX já contava com sete engenhos e grande produção de açúcar. Com o fim do ciclo do açúcar esses engenhos ficaram desativados, e as fazendas foram gradativamente abandonadas. O Solar de Machadinha, a casa grande da fazenda, foi desocupada e largada ao tempo.


O fato original em Machadinha é que os descendentes dos escravos permaneceram em suas senzalas, criando ligações profundas com a terra e a região. Na década passada, as instalações da Fazenda Machadinha passaram por uma ampla reforma, e foram transformadas no Complexo Cultural Fazenda Machadinha, patrimônio cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).


Sobre o programa- Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Expedições é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão Expedições e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil.

 

Ações do documento