Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições destaca hidrelétricas no Brasil
03/05/2011 - 08h42m

Expedições destaca hidrelétricas no Brasil

Programa mostra vantagens e desvantagens de aproveitar a força da água como fonte de energia.

Expedições destaca hidrelétricas no Brasil

Expedições debate a questão das hidrelétricas no Brasil


Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O programa Expedições que vai ao ar nesta terça (3) vai mostrar como as hidrelétricas são capazes de gerar energia para milhões de pessoas, a partir de uma fonte renovável e relativamente limpa, e como, por outro lado, seus projetos, principalmente na Amazônia, podem acarretar graves problemas sociais e ambientais. Diante de um potencial hidrelétrico ainda inexplorado, veremos como o Brasil vem lidando com as vantagens e as desvantagens de aproveitar a força de suas águas. O programa vai ao ar à 19h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


Nas últimas décadas, o reconhecimento da crescente escassez de recursos naturais e dos efeitos destrutivos do aquecimento global colocou em xeque o modelo de produção de energia que até então regia a economia mundial. Até hoje, a energia proveniente da queima de petróleo e carvão fornece cerca de 80% da demanda mundial, liberando no ar volumes enormes de CO2, um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.


Hoje, o grande desafio é atender à demanda cada vez maior de energia através de fontes limpas e renováveis – como o sol, o vento, a água e a biomassa. De todas essas matrizes energéticas, a água é a que há mais tempo e mais amplamente vem sendo utilizada. Hoje, a hidreletricidade responde por cerca de 20% da eletricidade mundial, sendo que no Brasil essa participação chega a mais de 90%.

 

Ações do documento