Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Expedições aborda a importância das termelétricas
09/05/2011 - 11h28m

Expedições aborda a importância das termelétricas

A importância das termelétricas no país e as alternativos para se gerar energia

Expedições aborda a importância das termelétricas

 

Expedições aborda a importância das termelétricas no país

 

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O Expedições desta terça (10) vai mostrar como a descoberta de grandes reservas de gás natural e a instabilidade da matriz, dependente do regime das chuvas, levou o país a projetar uma grande e polêmica rede de usinas térmicas. O programa vai ao ar pela TV Educativa de Alagoas (TVE), às 19h30.

As usinas termelétricas, com suas chaminés sempre despejando fumaça, são a própria imagem do mundo industrializado e seu legado de desenvolvimento e poluição ambiental. Queimando carvão ou óleo para produzir eletricidade, elas ainda hoje geram grande parte da energia consumida no planeta. Mas são também uma das principais emissoras de gases de efeito estufa existentes.

O Brasil, com sua matriz elétrica limpa, baseada na produção das usinas hidrelétricas, parecia até há dez anos poder prescindir dessa forma de produzir energia. No entanto, isso mudou com o racionamento que atingiu o país no início do milênio, quando as secas quase esgotaram os reservatórios das hidrelétricas.

Qual o papel das termelétricas hoje na matriz energética do Brasil? Qual o peso dos combustíveis fósseis na sua alimentação? O gás natural é uma opção economicamente viável e ambientalmente sustentável? Qual o papel dos combustíveis alternativos, como o lixo urbano e o bagaço da cana? É o que a equipe do programa investiga em mais este Expedições.

 

 

Ações do documento