Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias EtnoDOC exibe Hoje tem Alegria
27/04/2011 - 10h08m

EtnoDOC exibe Hoje tem Alegria

Melhor curta-metragem no Festival Internacional "É tudo verdade"

EtnoDOC exibe Hoje tem Alegria

Hoje tem Alegria, de Fábio Meira



Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Hoje tem Alegria é o filme da série EtnoDOC II desta quinta (28), que vai ao ar à meia noite, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).  Com direção de Fábio Meira e produção de Maya Da-Rin, o documentário foi filmado nos meses de julho e agosto do ano passado, na Ilha de Marajó, no Pará; e nas cidades de Arcoverde, Limoeiro e Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco.


O documentário, que não conta com entrevistas, nem depoimentos, apresenta em suas cenas algumas cartelas com frases que, juntas, criam uma única voz, retratando o cotidiano de circos do norte e nordeste do Brasil. Longe dos grandes centros, esses seres errantes e apaixonados por sua arte lutam para manter firme a tradição do maior espetáculo da Terra.


Após ter visitado mais de 50 circos em sete estados, o diretor selecionou quatro deles que traçam um retrato dessa cultura. Participam do filme personagens míticos da cultura circense brasileira, como o mágico Alakazam e a ex-contorcionista Índia Morena, tombada patrimônio vivo do estado de Pernambuco.


O filme ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional “É tudo verdade”, que está sendo realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Já é um bom aval ao filme, uma vez que é o festival de documentários mais importante do Brasil”, comemora o diretor.


Direção: Fabio Meira. Produção: Fabio Meira e Maya Da-Rin. Documentário, HD, Stereo, 2010. Duração: 25 min e 50 seg.

Ações do documento