Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Esquizofrenia é tema do “Ser Saudável”
20/09/2011 - 11h58m

Esquizofrenia é tema do “Ser Saudável”

Tratamento oferece melhor qualidade de vida para portadores

Esquizofrenia é tema do “Ser Saudável”


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Ser Saudável desta quarta-feira (21), às 20h30, investiga os caminhos de uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial, a esquizofrenia. Sintomas como delírios e alucinações são os primeiros sinais da doença, que mesmo com a evolução do tratamento, ainda encontra o preconceito como a principal barreira. A série é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a TV Brasil e em Alagoas, vai ao ar em Alagoas pela TV Educativa (TVE).


A apresentadora Lívia Hartmann acompanha a história do aposentado, Leonardo Coelho da Cruz. Com uma vida ativa, entre trabalho e estudos, Leonardo descobriu a esquizofrenia no início da vida adulta. Os primeiros sinais identificados foram a reclusão social, seguida de alucinações e depressão. No programa, veja como o tratamento com auxílio de medicamentos e a participação em grupos de apoio ajudaram Leonardo no controle da doença e fez com que levasse uma vida sem privações.


Conforme a terapeuta ocupacional Suzana de Castro Tolio, manter o cérebro em atividade intelectual ajuda a organizar o cotidiano da pessoa esquizofrênica. A presidente da AGAFAPE de Porto Alegre, Juracy Maria Bizzi, explica como o trabalho voluntário contribui para o tratamento de pessoas com a doença. Para mostrar como ocorrem as alucinações no cérebro e desvendar os mitos e verdades sobre a esquizofrenia, o apresentador, Dr. Enrique Barros entrevista especialistas no assunto, como o psiquiatra da Unifesp, Dr. Rodrigo Affonseca Bressan e o psiquiatra da PUC/RS, Dr. Diogo Lara.


O programa: Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), a série “Ser Saudável” aborda a cada programa uma das principais doenças que atingem os brasileiros.

 

Ações do documento