» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Episódio do ‘Sábados Azuis’ destaca Associação Arte Miriti de Abaetetuba
13/10/2011 - 16h09m

Episódio do ‘Sábados Azuis’ destaca Associação Arte Miriti de Abaetetuba

Associação desenvolve atividades ligadas ao artesanato no Pará

Episódio do ‘Sábados Azuis’ destaca Associação Arte Miriti de Abaetetuba

Iranei Barreto e Ascom/ EBC-TV Brasil
 “Brasil artesanal” é a temática do próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, que vai ao ar no sábado (15), às 22h. O programa vai mostrar o trabalho da “Miritong – Associação Arte Miriti de Abaetetuba”, no Pará. O programa é uma produção da TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).

Criada por um artesão da região, a associação desenvolve atividades de incentivo à prática de artesanato, envolvendo principalmente os jovens e adolescentes, contribuindo para a permanência dos mesmos na escola e gerando renda para várias famílias.

Em 2002, o artesão Valdeli da Costa Alves estava desempregado e recebeu a visita de Adilson Rocha, do Sebrae, que o procurava para fazer uma pintura de parede. Ao entrar na casa, ele descobriu os brinquedos feitos da madeira de miriti, confeccionados artesanalmente por Valdeli. Encantado com o trabalho, o funcionário o estimulou a ministrar oficinas de artesanato no Sebrae.

Assim Valdeci tornou-se um artesão profissional e nunca mais deixou de trabalhar com o Miriti, palmeira típica da região, conhecida como o isopor da Amazônia. Na sequência, fundou a Associação de Abaetetuba.

O programa, além de mostrar a trajetória de superação do artesão, que soube aproveitar um artesanato típico de sua região para gerar renda, emprego e preservar a cultura local, vai mostrar outros personagens importantes desse trabalho. Como Leandro Lima e Souza, de 20 anos, um dos meninos que Valdeli tirou das ruas e levou para a Associação, onde, até hoje, é um participante ativo. E a família de Augusto Costa, o Seu Gugu, que colhe, trata e fabrica os brinquedos feitos da palmeira.
A Miritong além de organizar parte da produção da cidade, ministra oficinas nas ilhas vizinhas, discute e propõe o replantio sustentável do Miriti, e sua arte já é conhecida no Brasil e no exterior.

A série Sábados Azuis estreou no dia 24 de setembro e enfoca experiências positivas da sociedade civil brasileira, com forte conotação social. Foi inspirada no livro do jornalista e deputado Márcio Moreira Alves, Sábados Azuis: 75 Histórias de um Brasil que dá certo.