Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Epilepsia é o tema do ‘Ser Saudável’ desta quarta
31/05/2011 - 15h34m

Epilepsia é o tema do ‘Ser Saudável’ desta quarta

A falta de informação é a principal causa do preconceito sofrido por quem tem a doença.

Epilepsia é o tema do ‘Ser Saudável’ desta quarta

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


A série Ser Saudável chega ao seu sétimo episódio na próxima quarta, dia primeiro, às 20h30, e uma doença neurológica crônica é o tema desta edição: a epilepsia. Ainda pouco conhecida pela população, a falta de informação é a principal causa do preconceito e do estigma sofrido e sentido por quem tem a doença. A série é produzida pela TV Brasil em parceria com a UNISINOS e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).


Epilepsia é um sintoma que ocorre quando, por algum motivo, o cérebro não está bem e um grupamento de células cerebrais se comporta de maneira hiperexcitável. Isso pode gerar manifestações clínicas, ou seja, as crises epiléticas.
Neste episódio, o público conhece a história do matemático paulista Eduardo Caminada Jr., de 38 anos, que convive com a epilepsia desde a infância. Por causa do preconceito da doença, ele teve que trocar de trabalho mas, com persistência e a ajuda da família, enfrentou as dificuldades e criou um blog com informações e curiosidades sobre quem convive com a doença.


Os médicos e apresentadores, Enrique Barros e Lívia Hartmann, conversam com especialistas que explicam o que fazer durante uma crise epiléptica e como tratar e enfrentar a Epilepsia.


Entre os entrevistados estão o neurologista da Unicamp e coordenador da campanha “Epilepsia fora das Sombras”, da Organização Mundial de Saúde no Brasil, Dr. Li Li Min; a psicóloga da Unicamp, que também participa da campanha nacional contra o preconceito da doença, Dra. Paula Fernandes; e o neurocirurgião do Instituto Hannover e da PUC / RS, Dr. Eliseo Paglioli Neto.

Ações do documento