Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Energia Eólica é tema do ‘Expedições’, desta terça
31/05/2011 - 09h34m

Energia Eólica é tema do ‘Expedições’, desta terça

Programa avalia o papel da energia eólica hoje na matriz energética brasileira

Energia Eólica é tema do ‘Expedições’, desta terça

O Brasil tem grande potencial eólico e esta fonte está começando a crescer no país

 

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O programa Expedições, que vai ar nesta terça (31), às 19h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), mostra como funciona a energia eólica e por que ela é importante para compor a matriz energética brasileira.

A interferência humana sobre o planeta vem provocando alterações no clima da terra. As consequências disso estão cada vez mais em debate. Com o esgotamento das reservas de combustíveis fósseis – como o petróleo e o gás natural – e com as mudanças climáticas que já estão acontecendo, uma antiga reivindicação dos ambientalistas surge como solução. Inclusive, com mais força. As chamadas energias alternativas tornam-se mais necessárias para o Brasil. Não só do ponto de vista estratégico, mas também para aumentar a segurança energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Pesquisas científicas passam a se concentrar nos ciclos naturais que não se esgotam. O futuro da produção de energia está na força dos ventos, na energia solar, na terra fértil para produção de combustíveis vegetais – riquezas naturais presentes com fartura em todo o país.

O Brasil tem grande potencial eólico e esta fonte está começando a crescer no país. Desde a criação do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas (PROINFA), a produção de energia eólica vem ganhando força, por ser uma opção limpa e viável para complementar a matriz energética.

Ações do documento