» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Emissoras educativas abrem espaço para as festas juninas em Alagoas
16/06/2011 - 15h00m

Emissoras educativas abrem espaço para as festas juninas em Alagoas

IZP NO SÃO JOÃO DE ALAGOAS

Dando continuidade à campanha “IZP no São João de Alagoas”, as emissoras de rádio e TV que compõem o Instituto Zumbi dos Palmares exibem programação especial neste final de semana, oferecendo ao público alagoano o melhor dos festejos juninos. Dentre as atrações, homenagem ao cantor e compositor alagoano Jacinto Silva; os bastidores da gravação do novo CD de Chau do Pife; especial sobre o coco de roda; e o arraial em comemoração aos dois anos do programa Vida de Artista na TV Educativa de Alagoas.

Logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), o radialista Marcos Antônio informa no programa “Educativa em Revista”, das 7 às 8 horas, na Rádio Educativa FM (107,7 MHz), a agenda do que vai acontecer nos principais arraiais da capital e do interior do estado. Em seguida, das 8 às 9 horas, será a vez do programa especial “IZP no São João de Alagoas” exibir e discutir o coco de roda alagoano.

Participam dessa edição o músico, médico e pesquisador Gustavo Quintela e o apresentador do programa Balançando o Ganzá, Ivan Barsand. Também foram convidados Zé do Boi, presidente da liga dos Cocos de Roda de Alagoas e o músico Jurandir Bozo. As edições do programa “IZP no São João de Alagoas” também estão sendo exibidas pela Rádio Difusora de Alagoas, no horário das 13 às 14 horas.

Está serie de especiais faz parte da campanha “IZP no São João de Alagoas”, envolvendo as Rádios Educativas (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), a Rádio Difusora de Alagoas e a TV Educativa. O propósito é divulgar e dar visibilidade as tradição dos festejos juninos em nosso Estado.

O programa “IZP no São João de Alagoas” tem apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães, roteiro musical de Givaldo Kleber, produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e Robson Cavalcante e apoio de Kaká Marinho e Audrey Trevas.

Arraial do Vida - Ainda nesta sexta-feira, o programa Vida de Artista promove um verdadeiro arraial em comemoração aos dois anos do programa, na versão para a TVE,  sendo exibido ao vivo pela Educativa FM, a partir das 15h, direto do Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Inspirado no período junino, o arraial do Vida de Artista reúne músicos em apresentações ao vivo, comportando também apresentação de folguedos. Entre os convidados, Xameguinho, acompanhado de Renato Braga no triângulo; Tião Marcolino, acompanhado de Gil no triângulo e de Douglas Marcolino na sanfona; e Maria de Jesus. O programa comemorativo será exibido pela TVE na próxima sexta-feira, dia 24, às 19 horas.

Chau do Pife - Já a edição do Vida de Artista para a TVE desta sexta-feira destaca a gravação do primeiro DVD do instrumentista alagoano Chau do Pife - que aconteceu nesse 27 de abril, no Teatro Deodoro. Intitulado "Cheiro de Mato", a gravação contou com a participação de Xameguinho, Geraldo Cardoso, Eliezer Setton, Ronalso, Wellington do Cavaquinho, Almir Medeiros, Everaldo Borges, Francisco Fidélis, além do grupo Coletivo Afro-Caeté. A apresentadora Gal Monteiro conversa com o artista e mostra os bastidores da gravação.

Amanhã será a vez do programa “Balançando o Ganzá”, da Educativa FM, homenagear os forrozeiros alagoanos. No repertório, Clemilda, Tororó do Rojão, Afrício Acácio, Naldo do Baião, Zinho, dentre outros.

Jacinto Silva – Outra atração dentro da campanha de São João do IZP é a homenagem ao cantor, compositor, mestre de coco de roda Jacinto Silva, através do programa “Aplauso”, neste domingo (19), das 10 ao meio-dia, também na Educativa FM. O público vai saber um pouco mais sobre a vida do artista e relembrar alguns de seus maiores sucessos, a exemplo de “Coco do M”; “No Pinicado”, “Coco Sincopado” e “Em Nome do Sol”.

Alagoano de Palmeira dos Índios, Jacinto Silva iniciou sua carreira em 1942 na Rádio Difusora de Alagoas, no programa da radialista Odete Pacheco. Discípulo de Jackson do Pandeiro, Jacinto ganhou notoriedade nacional por seus malabarismos rítmicos e estilo próprio de cantar muito rápido, mas pronunciando as palavras com clareza impressionante. Vale à pena conferir!