Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Emissoras do IZP com programação direto da Bienal
20/10/2011 - 14h55m

Emissoras do IZP com programação direto da Bienal

Estande do Instituto contará com estúdios de rádio e de TV, e espaço institucional com as marcas e programação das emissoras educativas

Emissoras do IZP com programação direto da Bienal

 
 Iranei Barreto


O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) está presente com todas as suas emissoras na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, considerado o maior evento cultural em nosso Estado, que prossegue até o próximo dia 30, no Centro de Convenções, em Jaraguá. O Instituto conta com estande onde estão montados estúdios de rádio e de TV, e espaço institucional para divulgação de ações, projetos e programas exibidos nas emissoras educativas - TVE, Educativa FM, Difusora - e Espaço Cultural Linda Mascarenhas.


Há ainda uma exposição fotográfica com imagens de bastidores dos programas, momentos históricos das emissoras, de apresentações artísticas no Linda Mascarenhas e vídeo institucional sobre o órgão. Também estão sendo agendados bate-papos entre as equipes das emissoras e alunos de faculdades de Comunicação Social. A iniciativa é em parceria com a Secom, contando com apoio da Cepal, Bodega do Sertão, gráfica RGB e Marca Sinalização. A curadoria da exposição é do Artista plástico Persivaldo Figueirôa.


 Durante os 10 dias de evento as rádios Difusora AM e Educativa FM estarão presentes com programação especial dando conta das atividades e principais novidades que estão acontecendo na Bienal. Em seus horários de exibição os programas “Educativa em Revista” (FM) e “Espaço Livre” (AM) passam informações sobre a programação do dia, e a partir das 10 horas repórteres das duas emissoras dão flashes ao vivo do Centro de Convenções. À tarde, na Difusora, o radialista Stênio Reis mantém os ouvintes atualizados sobre a Bienal, comentando e ressaltando aspectos importantes deste importante evento cultural.


IZP na Bienal - A partir das 16 horas, a Educativa FM e Difusora entram em cadeia para exibir o programa especial “IZP na Bienal”, que vai ao ar até esta sexta, dia 28, transmitido ao vivo do local. A apresentação é do comunicador Elias Ferreira, com apoio do radialista Marcos Antônio. Das 17 às 19 horas, o programa “Memória Educativa” também está sendo transmitido direto da Bienal, apresentado pelo diretor da FM, radialista Ricardo Teles.


Ainda estão sendo gravados do local os programas “Stênio Reis”, na segunda (24), das 13 às 16 horas; e “Resenha do Povo”, no dia 28, às 18 horas – ambos pela Difusora. E pela Educativa FM serão exibidos os programas “Vida de Artista”, também na sexta (28), das 15 às 17 horas e em cadeia com a Difusora; e “Padrão Educativa”, de terça a quinta-feira, das 13 às16 horas.


 TVE - A TV Educativa (TVE) também está presente na Bienal com gravações para os programas “Vida de Artista” e “Pauta Especial”, e flashes diários com a jornalista Gal Monteiro.


 “Apoiar e estar presente em eventos como a Bienal está no cerne da missão do IZP, enquanto complexo de comunicação pública que deve estar a serviço da cultura, da educação, da informação científica que eleve e contribua para a formação da nossa população, da nossa juventude”, observa o jornalista Marcelo Sandes, diretor presidente do Instituto.


 Em sua quinta edição a Bienal deve reunir mais de 22 mil títulos de 500 editoras universitárias e comerciais do país, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas, envolvendo palestras, oficinas, lançamentos, seminários, simpósio, mesas-redondas, fórum, como também performances, espetáculos e contações de história.

Ações do documento