Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Elefante
13/07/2011 - 11h42m

Elefante

A luta pela sobrevivência do elefante asiático

Elefante


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O sexto e último documentário da série Extinções será exibido na quarta-feira (13), às 23h00. Desta vez, vai revelar a dura rotina de veterinários que lutam para proteger o elefante asiático do avanço predatório da modernidade. Com direção de Jean-Marie Cornuel, o documentário é uma coprodução da FL Concepts & co, France Télévision, Oak3Films, Marathon, Gullane & Grifa. Em Alagoas o programa é exibido pela TV Educativa (TVE).


No início do século XX, cerca de 200 mil elefantes viviam espalhados por um território que se estendia da Europa Oriental à China, do Himalaia à ilha de Java. Hoje, entre 30 e 50 mil animais sobrevivem em áreas isoladas da Índia e do sudeste asiático.
Como outras tantas espécies ameaçadas pela extinção, o elefante teve seu território fragmentado pelo avanço da agricultura e da urbanização. O homem, além de caçá-lo pelo seu marfim e capturá-lo para executar tarefas pesadas, reduziu drasticamente seu habitat.


A segmentação do território por campos, estradas, cidades ou vilarejos impede as manadas de se misturarem em épocas de acasalamento. Essa dificuldade crescente significa um inelutável empobrecimento da diversidade genética. E o aumento da consanguinidade na espécie, caminho certo para a extinção, tem sido o fator principal de preocupação entre os especialistas.


O documentário traz à tela a vida rural e urbana da Tailândia e de Laos para ilustrar o drama de um animal que, isolado em florestas devastadas ou domesticado pelo homem, parece viver o crepúsculo de sua história.


Com imagens registradas em 17 países, a série retrata o drama de seis animais diante de um inimigo comum: a extinção. Ao longo de seis capítulos, cenas fortes e inéditas contam a luta pela sobrevivência do tigre, guepardo, orangotango, elefante asiático, urso polar e da onça pintada.

Ações do documento