» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Educativa FM homenageia a “Lady do Samba”, Elizeth Cardoso
15/07/2011 - 10h56m

Educativa FM homenageia a “Lady do Samba”, Elizeth Cardoso

Programa APLAUSO faz homenagem, neste domingo, à cantora que completaria 91 anos neste dia 16

Educativa FM homenageia a “Lady do Samba”, Elizeth Cardoso

* Audrey Trevas

Neste domingo (17), os ouvintes do programa “Aplauso” poderão conferir uma audição especial em homenagem à cantora Elizeth Cardoso, que se estivesse viva faria 91 anos neste sábado (16). O programa vai ao ar das 10h ao meio dia pela Educativa FM (107,7 MHz), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

“Lady  do samba”, “Magnífica”, “Enluarada”, “Divina”, “Mulata Maior”, “Noiva do samba canção” foram alguns dos adjetivos  que foram atribuídos à diva e interprete que foi responsável pela consagração de vários sambistas esquecidos da década de 60. Elizeth Moreira Cardoso nasceu em 16 de julho de 1920, no Rio de Janeiro.

O “Aplauso” presenteia os fãs da “Divina” Elizeth com um repertório recheado de interpretações de grandes compositores de samba e MPB. Serão apreciadas pela audiência canções como, ‘Inquietação”, de Ary Barroso, “ Número Um”, de Mário Lago e Benedito Lacerda, “ Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “ Três Apitos”, de Noel Rosa, “Mulata Assanhada”, de Ataulfo Alves, “Naquela Mesa”, de Sérgio Bittencourt, “Todo Sentimento”, de Chico Buarque dentre outras.

O programa faz, também, uma incursão biográfica na carreira consagrada de Eliseth Cardoso, além de citar fatos interessantes de sua vida particular como o namoro com o craque de futebol Leônidas da Silva e outros amores e paixões vividos pela cantora.

Em 1994, o jornalista Sérgio Cabral lançou uma biografia da cantora intitulada "Elizeth Cardoso, uma vida". A “Enluarada” Eliseth gravou mais de 40 LPs no Brasil, ao longo de sua carreira, além de vários outros no exterior em países como Portugal, Uruguai, Venezuela, Argentina e México. Em 2000, ano em que se comemoraram os 80 anos de seu nascimento, teve um site inaugurado na internet,  www.elizethcardoso.com.br. Já 2003, a Som Livre lançou a coletânea  "Inesquecível" com 14 composições clássicas de seu repertório. Nesse ano, o selo Biscoito Fino lançou uma caixa com cinco CDs reunindo uma compilação de discos gravados por ela.

Agora nesta edição, o público e os fãs poderão curtir a saudade, os sucessos e o talento da “Magnífica” Eliseth Cardoso. O “Aplauso” vai ao ar das 10h ao meio dia, todos os domingos, pela Educativa FM(107,7 MHz) e tem a pesquisa, roteiro musical e coordenação geral de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva e apresentação de Elias Ferreira.

* Relações públicas
ASCOM IZP