Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Edição do Observatório da Imprensa discute princípios editorias das Organizações Globo
16/08/2011 - 11h51m

Edição do Observatório da Imprensa discute princípios editorias das Organizações Globo

Programa vai analisar o documento e debater o seu conteúdo

Edição do Observatório da Imprensa discute princípios editorias das Organizações Globo

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


No começo deste mês, as Organizações Globo lançaram um documento com seus princípios editoriais. Trata-se de uma definição das normas de ação para os profissionais das diversas áreas de atuação deste conglomerado de comunicação, principalmente com o crescente desenvolvimento da Era Digital.


De acordo com a empresa, “o objetivo é não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença”.
O Observatório da Imprensa desta terça (16), às 22h, vai analisar o documento e debater seu conteúdo com o jornalista Eugênio Bucci e os professores Leonel Aguiar (PUC-RJ) e  Rogério Christofoletti (UFSC). O programa é exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).


O programa quer saber qual a importância dos grupos de comunicação levarem seus princípios ao público. E qual é a garantia de que a teoria será realmente aplicada na prática. A imprensa que legitimamente exige tantas explicações deve dispor-se a oferecê-las. Esta mutualidade dá credibilidade à relação dos veículos jornalísticos com os respectivos públicos. O leitor/espectador deixa a sua condição passiva para tornar-se observador. As Organizações Globo acenderam o sinal verde para o debate. Não seria o caso de outros grupos fazerem o mesmo?

 

 

Ações do documento