Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Edição do “A Grande Música” destaca os grandes solistas
21/07/2011 - 15h03m

Edição do “A Grande Música” destaca os grandes solistas

Programa seleciona as vozes do solo

Edição do “A Grande Música” destaca os grandes solistas

O barítono Licio Bruno interpreta algumas árias de óperas de Mozart

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


A Grande Música desta quinta (21), excepcionalmente às 23h15, é dedicada às vozes do canto solo. Confira alguns dos cantores que se apresentaram como solistas em concertos gravados pelo programa nos seus últimos dez anos. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


A Grande Música exibe raridades, como o contratenor Paulo Mestre, um dos cantores que tem este timbre e extensão privilegiados entre as vozes masculinas brasileiras. A pesquisa musicológica resgatou estilos de interpretação adequados a cada escola e à estética de seu repertório. Marilia Vargas, soprano, é uma cantora com formação musical que contempla perfeitamente o repertório barroco, como se vê em Haendel, na peça Fra le stralli com Marília Vargas, soprano; Paulo Mestre, contratenor; Nicolau de Figueiredo, cravo e João Guilherme Figueiredo, violoncelo barroco.


A Rapsódia para contralto, coro masculino e orquestra, op. 53 é baseada no poema Harzreise im Winter (Viagem a Harz no inverno), de Goethe. Brahms escolheu três estrofes que descrevem o desespero da solidão no inverno, alternando serenidade e agitação, e a esperança mística na prece final, quase um hino onde o coro se junta à solista e à orquestra. A solista desta gravação é o contralto Nathalie Stutzman, cantora francesa convidada da Orquestra Petrobras Sinfônica neste concerto realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Brahms – Rapsódia para contralto, coro masculino e orquestra, op. 53 – Nathalie Stutzmann, contralto; Orquestra Petrobras Sinfônica; Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, regência Isaac Karabtchevsky.


Martha Herr é uma soprano que tem destaque na vida musical brasileira, pela abertura para a música contemporânea, e já participou de algumas bienais. O concerto exibido faz parte de uma das edições do Rio International Cello Encounter, onde ela interpreta Benjamin Britten, um dos maiores compositores ingleses do século 20: Britten – Quatro canções folclóricas inglesas – Martha Herr, soprano; Elizabeth Mucha, piano.

Músico e também aberto a um vasto repertório, o barítono Licio Bruno interpreta algumas árias de óperas de Mozart, que são verdadeiros clássicos para a sua voz: Mozart – árias de As Bodas de Fígaro e Don Giovanni – Aprite um po’quegli occhi (Bodas de Fígaro) e Madamina, il catalogo è questo (Don Giovanni) – Licio Bruno, barítono; Elizabeth Mucha, piano. E, ao final, Darinn Zymmer, mais uma solista internacional que esteve presente em nossa temporada musical. Darinn foi convidada pela Orquestra Petrobras Sinfônica para um programa que incluiu uma pequena preciosidade do repertório de Mozart para soprano: Mozart – Ch’io Mi Scordi di Te?, Cena e Rondó para soprano, orquestra e piano obligato – Darinn Zimmer, soprano; Linda Bustani, piano; Orquestra Petrobras Sinfônica, regência Isaac Karabtchevsky.
Reapresentação: domingo, à 0h45

 

Ações do documento