Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias DORT é o assunto do ‘Ser Saudável’
12/07/2011 - 11h00m

DORT é o assunto do ‘Ser Saudável’

Saiba quais são as obrigações das empresas perante um funcionário com DORT

DORT é o assunto do ‘Ser Saudável’


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Você sabe o que é DORT? A pedagoga Graciette Lamas Estosito conhece bem o significado da sigla DORT. Há 18 anos, ela sentiu os primeiros sinais de dores nos braços durante o trabalho de caixa, função que exerce em um banco desde 1976. Mas, somente em 2000, Graciette foi diagnosticada com tendinite, ou, DORT – Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho. E esse é o assunto do Ser Saudável desta quarta (13), às 20h30, exibido em Alagoas pela  TV Educativa  (TVE).


Dores atípicas podem ser sinais de algum problema relacionado ao esforço repetitivo durante o trabalho realizado. A história de Graciette mostra que pequenas ações diárias e algumas terapias ajudam a amenizar as conseqüências e dores. O programa também orienta sobre os direitos e o suporte que a empresa deve oferecer ao funcionário.


Participam do programa o médico especialista em medicina do trabalho, Dr. Damasio Macedo Trindade; e a psicóloga e professora do curso de mestrado em psicologia da Unisinos, Janine Kieling Monteiro. A Dra. Maria Inês Reinert Azambuja, professora adjunta do departamento de Medicina Social da UFRGS e membro do Grupo de Recursos Científicos em Análise e Pesquisa em Equidade da Organização Mundial da Saúde (OMS), também contribui com explicações. Assim como o professor de fisioterapia da Unisinos, Klaus Lopes.

 

O programa: Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), a série “Ser Saudável” aborda a cada programa uma das principais doenças que atingem os brasileiros. A série é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a TV Brasil.

Ações do documento