Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Doença de Parkinson no Ser Saudável
06/09/2011 - 10h32m

Doença de Parkinson no Ser Saudável

Tremor e rigidez muscular podem ser sinal de Parkinson

Doença de Parkinson no Ser Saudável

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

A lentidão dos movimentos, tremor, rigidez muscular entre outros sintomas não-motores são algumas das características do Parkinson. A doença degenerativa causa problemas na musculatura e destrói células nervosas essenciais para o controle dos movimentos. Na quarta-feira (07), às 20h30 na TVE, Ser Saudável aborda o tema e apresenta as formas de tratamento.

Este episódio mostra a história da aposentada Norimar Santos Castanheiros, de 62 anos, que convive com a doença de Parkinson há 12 anos. A lentidão dos movimentos do braço esquerdo fez com que Norimar procurasse ajuda médica, que resultou no diagnóstico. Hoje, ela toma remédios e faz atividades físicas como caminhada e hidroginástica, mantendo uma rotina saudável e no controle da doença.

Os jogos de realidade virtual, medicamentos, acompanhamento psicológico e a fisioterapia ajudam no tratamento da doença. Para explicar detalhes e falar sobre a importância das terapias em grupo, participam deste programa o chefe da unidade de distúrbios do movimento do HCPA/RS, Dr. Carlos Roberto Rieder; a psicóloga da APARS, Neusa Chardosin; a fisioterapeuta Vera Striebel e o neurocirurgião do Hospital Moinhos de Vento/RS, Dr. Telmo Reis. Este programa foi produzido sob orientação do Dr. Maurício Gheller Friedrich.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento