Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Difusora Manhã recebe especialista para falar dos riscos da exposição aos raios solares
15/01/2018 - 08h30m

Difusora Manhã recebe especialista para falar dos riscos da exposição aos raios solares

Cleide Vieira, dermatologista da SESAU, orientou quais cuidados se deve tomar nesse verão

No período de férias, muitos alagoanos aproveitam para ir à praia com a família. Devido à exposição solar, precauções devem ser adotadas com o intuito de evitar problemas, como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Na manhã desta segunda (15), programa da rádio difusora tratou o assunto.

Decorrente da contínua exposição aos raios solares, o câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Cuidados diários podem evitar a doença, conforme orienta Cleide Vieira, dermatologista atuante na Secretária de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). “O filtro solar deve ser aplicado e reaplicado ao longo do dia, e deve também ser adotado como rotina no dia a dia da pessoa, não como um acessório para alguma ocasião específica”.

Em conversa com o jornalista Oscar de Melo, Cleide também explica que os cuidados com o sol devem ser redobrados entre crianças e idosos, uma vez que pessoas nessa faixa etária possuem peles mais sensíveis e, por isso, devem se proteger mais. As queimaduras de pele e insolações são apontadas pela dermatologista como problemas comuns durante o verão.

Além disso, Cleide Vieira também informou que não é recomendado o uso de bronzeadores. A orientação é de que, caso o indivíduo queira a pele bronzeada, por questões de estética, ele opte por pegar sol nos primeiros momentos da manhã, a partir das 7h. A exposição prolongada a partir das 10h é perigosa.

 

O Difusora Manhã vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 7h30.

Ações do documento