Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Desistência da Universidade é assunto do Revista Arapiraca
12/01/2018 - 10h55m

Desistência da Universidade é assunto do Revista Arapiraca

Altos números preocupam; programa da rádio educativa recebeu reitor da Uneal para debater o tema

Desistência da Universidade é assunto do Revista Arapiraca

Por Mácio Paulo*

Ingressar na universidade é o objetivo de milhões de jovens brasileiros. Apesar disso, números apontam que ainda é alto o índice de estudantes desistentes nas instituições públicas e privadas do país. Para falar sobre a evasão universitária e como evitá-la, o Revista Arapiraca, programa da Rádio Educativa, recebeu na manhã desta sexta (12) o reitor da Uneal, Jairo Nunes.

Somente em 2016, dados Censo da Educação Superior apontaram que o total de desistentes no Brasil é maior que a população de Alagoas, contabilizando cerca de 3,4 milhões. O número equivale a 30% do total de matrículas.

Em entrevista ao radialista ítalo Bianchi, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Nunes, explica que o problema varia de acordo com cada região, por questões de vulnerabilidade social e diferentes realidades econômicas. Ele afirma que um dos principais motivos da desistência é o fato de grande parte dos matriculados optarem por cursos que não são a primeira opção.

“Aqueles que desistem no meio do caminho criam um problema social, desperdiçam dinheiro público que poderia ser investido em outra pessoa, porque o aluno pode receber auxílio de alimentação, moradia, entre outras e depois desiste”, salienta.

Para evitar essa problemática, Jairo orienta que a universidade deve incentivar os estudantes por meio do apoio à pesquisa científica. Segundo ele, a Uneal desenvolve fortemente esse trabalho – um exemplo é a publicação de obras que são resultado de dissertações de mestrado e projetos de extensão, e, na instituição, os números de evasão universitária são baixos.

O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 9h pela Rádio Educativa FM Arapiraca, filiada ao Instituto Zumbi dos Palmares. A frequência da rádio é 106.9 FM.

 

*estagiário de jornalismo do IZP

Ações do documento