Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Debate sobre uso de medicamentos contra a obesidade no 3 a 1
15/06/2011 - 09h45m

Debate sobre uso de medicamentos contra a obesidade no 3 a 1

Retirada do mercado divide opiniões

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O 3 a 1 desta quarta-feira (15), às 22h na TV Educativa, vai discutir a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) de retirar do mercado substâncias usadas no tratamento da obesidade, como por exemplo, a sibutramina. O assunto divide a opinião de especialistas, pacientes e governo. Pesquisas recentes revelam os grandes riscos para as pessoas que fazem uso dessas drogas. Mesmo quando o paciente perde de 5% a 10% de peso, os efeitos colaterais são danosos.

Mas muitos médicos defendem o uso do medicamento  e afirmam que a decisão cabe ao médico e ao paciente. Outro receio é de que o controle do mercado de remédios, que hoje é do governo, passe a ser do mercado paralelo.

Participam do debate o assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, José Luiz Maldonado; o médico endocrinologista Neuton Dornelas; e a chefe do Sistema de notificação e investigação em Vigilância Sanitária da Anvisa, Maria Eugênia Cury. A apresentação do programa 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento