Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias De Lá pra Cá homenageia o poeta Castro Alves
29/04/2011 - 08h45m

De Lá pra Cá homenageia o poeta Castro Alves

De Lá pra Cá homenageia o poeta Castro Alves

De Lá pra Cá homenageia o poeta Castro Alves

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

“A praça é do povo, como o céu é do condor”, diz um dos poemas mais conhecidos de Castro Alves, considerado um dos maiores poetas românticos e também um dos mais importantes da língua portuguesa. Neste De Lá para Cá, domingo (1º) a vida e a obra do poeta da esperança são comentadas pelo embaixador e acadêmico Alberto da Costa e Silva, o poeta Alexei Bueno, a jornalista Maria da Graça Mascarenhas e a poeta e escritora Myriam Fraga.  O programa vai ao ar às 18h,  pela TV Educativa de Alagoas (TVE)

Castro Alves foi o autor de Espumas Flutuantes, Vozes d’África e Navio Negreiro. Ficou conhecido como o poeta dos escravos, graças a defesa intransigente do abolicionismo e por causa dos versos que dedicou à dor dos africanos cativos. As manifestações precoces de coragem, romantismo e luta marcaram a sua obra. Além de abolicionista, o escritor militou também em favor da causa republicana.

Sua poesia recebeu a influência de autores consagrados mundialmente como Byron e Victor Hugo. Foi amigo de intelectuais importantes, como Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Com o filosofo Tobias Barreto travou e ganhou um duelo literário, nos tempos da faculdade de Direito de Recife. Foi lido e admirado por Machado de Assis e José de Alencar. Morreu jovem, de tuberculose – o mal que acometia os poetas românticos -, aos 24 anos, em 1871.

Sobre o programa: Um momento histórico, um lugar ou um personagem da História do Brasil conduzem os apresentadores Ancelmo Gois e Vera Barroso nessa descoberta do que mudou “de lá pra cá”. Eles conversam, de maneira descontraída, com personalidades que participaram da vida nacional. Os participantes relatam suas memórias de episódios importantes e analisam as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Toma Lá Dá Cá é uma produção da TV Brasil

O formato do programa permite análises, perguntas e opiniões de convidados e populares. Com 30 minutos de duração, De Lá Pra Cá viaja pelo país em busca dos personagens que participaram destas histórias.

 

Ações do documento