Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias De Lá Pra Cá conta a história de João Nogueira
07/04/2011 - 14h58m

De Lá Pra Cá conta a história de João Nogueira

Diogo Nogueira, Mat’nália e a irmã do cantor falam sobre a vida do sambista

De Lá Pra Cá conta a história de João Nogueira



Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil


No De Lá para Cá deste domingo (10) a história de João Nogueira, o cantor de todos os sambas. Para falar da carreira e relembrar detalhes da vida do sambista, Ancelmo Gois e Vera Barroso entrevistam o filho e cantor Diogo Nogueira, a cantora Mart’nália, o pesquisador Carlos Monte, o jornalista Sérgio Cabral e a cantora e irmã Gisa Nogueira. O programa vai ao ar às 18h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


João Nogueira foi um dos maiores artistas da MPB, um sambista de primeira. Além de compositor e letrista refinado, era também um belo cantor. Tinha uma voz grave, aveludada e marcante. Ele foi um inovador, com interpretações recheadas de carioquismo, malícia e ritmo. Muitos críticos consideram João Nogueira o melhor intérprete de Noel Rosa.


Muita gente boa, como Elizeth Cardoso, Elis Regina e Clara Nunes gravaram suas músicas. Boêmio inveterado, flamenguista de coração e apaixonado pela Portela, a sua escola de samba, João Nogueira gravou 18 discos em quase 40 anos de carreira.

 

 Fiel aos seus princípios, no final dos anos 70, ele organizou o Clube do Samba para resistir ao descaso das gravadoras em relação à música brasileira mais popular. Costumava dizer que, em suas composições, homenageava as coisas simples da vida, a matéria prima dos grandes sambas.

Ações do documento