Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cristina Silveira e Francisco Caruso no ABZ do Ziraldo
12/08/2011 - 08h00m

Cristina Silveira e Francisco Caruso no ABZ do Ziraldo

Projeto Eduque ajuda na formação e autoestima de alunos cariocas

Cristina Silveira e Francisco Caruso no ABZ do Ziraldo

 

 

Depois da tradicional entrada do Coral Maluquinho cantando a música tema do programa, Ziraldo surge com o seu colete colorido e comenta o editorial da semana: “Brincadeiras com pau de fósforo”. Ainda no ABZ do Ziraldo de domingo (14), às 12h, o apresentador recebe os contadores Julia Palmieri e Gilson de Souza. Além do palhaço Xulipa e Xulipinha e dos escritores Cristina Silveira e Francisco Caruso. O programa é uma produção da TV Brasil e exibido no estado pela TV Educativa de Alagoas (TVE).

Julia Palmieri e Gilson de Souza, da dupla do Conto, apresentam “A onça e o bode”. No segundo bloco, os convidados são os palhaços Xulipa e Xulipinha. E de bicicleta, monociclo e triciclo, eles fazem a festa para toda a galera.

No mesmo bloco, Ziraldo entrevista a professora, pedagoga e especialista em dificuldade de aprendizagem Cristina Silveira. Ela é também mestranda em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O bate papo é sobre o livro “Ziraldo na sala de aula”, que é de sua autoria.

Na mesma conversa, feita ao lado de Francisco Caruso, doutor em Física, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e autor de divulgação científica, entre eles: Questões ambientais em Tirinhas e Física Moderna, Ziraldo pergunta o que ele está produzindo no momento. Francisco, que é o primeiro físico a fazer parte do Pen Clube do Brasil, diz que está criando a partir de histórias em quadrinhos e tirinhas para o Projeto Eduque.

Ziraldo pergunta mais sobre o Eduque. Cristina, que também faz parte do projeto, esclarece como é feita a seleção dos alunos. Segundo a escritora, a escolha sempre foi feita pelas escolas onde ela mesma trabalhava. Diz também que sempre foi dada uma atenção especial aos alunos inquietos e cansados da passividade da sala de aula.

E o resgate da autoestima é um dos principais focos. Além disso, na conversa, ela dá opções de como dar aulas e de como os professores podem prender a atenção dos alunos, além de estimular a criatividade deles. Suas palestras e seus livros também falam sobre este tema, um deles é o “Tirinhas de Física”.

Encerrando a programação, o Coral Maluquinho, regido pelo maestro Ronald Valle, canta “Banho de Lua”.

 
Ações do documento