Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Crises de hipertensão aumentam no inverno
14/07/2017 - 10h53m

Crises de hipertensão aumentam no inverno

Evitar alimentos industrializados e controle emocional são alguns dos cuidados indicados por especialista

Crises de hipertensão aumentam no inverno

A hipertensão arterial atinge um a cada quatro brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. O que pouco se sabe é que o mal se agrava com a queda da temperatura e exige cuidados especiais durante os meses mais frios. O cirurgião vascular Rodrigo Paez cedeu entrevista ao Espaço Livre e indicou alguns cuidados essenciais.

De acordo com o cirurgião, a temperatura baixa diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, fechando a circulação e aumentando a pressão arterial.

“As complicações causadas pelo aumento da pressão variam de cefaleia, enjoo, dor nos olhos e cansaço até complicações mais graves como infarto, AVC, sangramentos nos olhos e nariz, e dissecção da aorta”, explica o médico.

Além do cuidado redobrado para adultos com mais de 35 anos e idosos, o cirurgião cardiovascular indicou cuidados que auxiliam na prevenção e tratamento da doença. O ideal é evitar o consumo de temperos industrializados e alimentos embutidos, praticar atividades físicas regularmente e agir com cautela em situações de stress.

Para ficar por dentro de mais informações como esta, ouça o Espaço Livre. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 11h30 pela frequência AM 960.

 

 

Ações do documento