Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Contador explica procedimentos para quem não declarou Imposto de Renda
03/05/2017 - 10h50m

Contador explica procedimentos para quem não declarou Imposto de Renda

Oscar de Melo entrevistou o contador durante o programa Difusora Manhã desta quarta-feira (03/05)

Contador explica procedimentos para quem não declarou Imposto de Renda

O balanço divulgado pela Receita Federal mostra que 2.140 alagoanos deixaram de declarar o Imposto de Renda 2017. O total de entregas subiu do ano passado pra cá, mas ainda ficou abaixo da meta, estipulada em 225 mil declarações. O programa Difusora Manhã recebeu o contador e professor universitário Daniel Salgueiro, que comentou esses números e deu dicas para não ficar em pendências com o Leão.

Para aqueles que perderam o prazo, ainda dá pra declarar, baixando o programa IRPF pelo site da Receita Federal (idg.receita.fazenda.gov.br). Dá pra fazer sozinho ou com auxílio de um contador, mas haverá cobrança de multa. O valor de R$ 165, 74 é calculado e emitido pelo próprio programa, e pode ter acréscimo que pode chegar a 20% sobre o imposto do devedor.

O documento também pode ser feito por tablets e smartphones. O ideal é fazê-lo mesmo que não se esteja com todos os dados necessários durante o processo. Isto por que a declaração retificadora, que pode ser enviada até cinco anos após o envio da primeira, serve para corrigir falhas de preenchimento. Porém, é preciso ficar atento, pois erros nos valores declarados geram multa.

“A Receita não vai te notificar. O peso vem depois com as multas e, para quem não declara por dois anos seguidos, cancelamento do CPF,”, completou Daniel Salgueiro.

Sobre a restituição dos valores, o contador informou que existem vantagens para quem se antecipa. De acordo com ele, a restituição começa a ser paga no dia 16 de junho, e quem declarou antes também recebe mais cedo, podendo ser restituído nos dois primeiros lotes.

O programa Difusora Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 09h30, na Rádio Difusora de Alagoas, AM 960.

Ações do documento