Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Comentário Geral trata dos múltiplos significados da cruz
26/04/2011 - 12h00m

Comentário Geral trata dos múltiplos significados da cruz

Convidados debatem os diversos sentidos do símbolo

Comentário Geral trata dos múltiplos significados da cruz


Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil


Nesta quarta (27), às 19h30, o Comentário Geral trata dos múltiplos significados da cruz. São apenas duas retas perpendiculares e um mundo de possibilidades relacionadas a religião, vida, morte, passatempos, informação e localização. O programa convida especialistas de diversas áreas para um curioso debate que promete envolver o telespectador. Comentário Geral é uma produção da TV Brasil e, em Alagoas, vai ao ar pela TV Educativa, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). 


Para esclarecer a simbologia religiosa da cruz, o Comentário Geral traz a professora de Teologia da PUC-RJ, Maria Clara Lucchetti Bingemer. Ela explica quais são os tipos de cruz mais usados e conhecidos, ao lado de Dom Mauro Fragoso, da Ordem de São Bento. Já o professor Chico Alencar relembra as Cruzadas, movimentos militares ultra violentos de inspiração cristã, que partiram da Europa rumo ao Oriente.


Aproveitando o gancho temático, o programa fala sobre um dos passatempos mais populares no mundo inteiro: as palavras cruzadas. O jogo surgiu há cerca de um século nos EUA, mas só em 1948 aconteceria o lançamento da primeira revista voltada para a atividade no Brasil, a “Coquetel”. Henrique Ramos, diretor editorial da Ediouro, fala sobre a diferença entre elaborar um jogo antes e depois do advento dos computadores. Por falar em informática, o colunista do Jornal O Globo, Carlos Alberto Teixeira, relata o funcionamento do cruzamento de dados na internet.


O astrônomo da Fundação Planetário do RJ, Luis Guilherme Haun, conversa sobre a utilização do Cruzeiro do Sul para orientação e localização no nosso hemisfério. O babalorixá Jair de Ogum revela os mistérios sobrenaturais das encruzilhadas. Já o ator e poeta Eduardo Tornaghi homenageia Cruz e Souza, mais importante poeta simbolista brasileiro e um dos mais reconhecidos representantes desta escola no mundo.

Ações do documento