Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Comentário Geral fala sobre consciência
20/02/2013 - 08h09m

Comentário Geral fala sobre consciência

Uma reflexão sobre a palavra em seus aspectos mais importantes

Comentário Geral fala sobre consciência

Volalista da banda "Detonautas", Tico Santa Cruz discute a consciência política e juvenil

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Comentário Geral de hoje (20), às 219h30 na TVE, levanta um tema atual para discussão: a consciência. O assunto também permite uma reflexão a respeito de preconceitos e debates sobre racismo, escravidão e consciência negra no país.

O programa convidou representantes de diferentes setores da sociedade para abordar a questão. Entre eles, o professor Evandro Ourique, que coordena o Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON) da UFRJ. O especialista explica se o homem é, realmente, um ser consciente.

O dançarino Ivaldo Bertrazo trabalha desde os anos 1970 na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade de cada um. Dedica grande parte de seu tempo às pessoas mais humildes que normalmente não têm acesso a esse tipo de trabalho. O vocalista da banda DetonautasTico Santa Cruz, apresenta uma consciência política e juvenil.

A presidente do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, Lygia Aride Fuentes, fala do inconsciente coletivo que, segundo Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique, sendo constituído pelos materiais que foram herdados como os traços funcionais e imagens virtuais, comuns para todos os seres humanos.

Para ressaltar a libertação da consciência, o programa recebe o escritor, jornalista e roteirista Luiz Carlos Maciel, que ficou conhecido como o "guru da contracultura" e se destacou nas décadas de 1960 e 1970 com suas ideias sobre o underground. Ele foi também um dos fundadores do jornal O Pasquim.

O professor de Engenharia Ambiental e Consumo Consciente da Universidade Federal Fluminense, Ricardo Felix, chama a atenção para o consumo consciente. Segundo ele, o consumidor consciente é o que repensa antes de querer adquirir um determinado produto. A professora de meditação transcendental, Beth Siqueira, revela que todas as pessoas podem usar a meditação para ajudar a organizar seus pensamentos.

Para finalizar o programa, Gersom King Kombo, conhecido como "rei da musica negra brasileira", fala sobre os negros no Brasil e de Zumbi dos Palmares.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento