Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Coletivo é a palavra do Comentário Geral
15/02/2013 - 06h00m

Coletivo é a palavra do Comentário Geral

Nas artes, na música e na web, iniciativas em grupo que fazem sucesso

Coletivo é a palavra do Comentário Geral

Luiza Sarmento comanda a atração

Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Coletivo é o substantivo que, no singular, exprime a reunião de vários indivíduos da mesma espécie. No Comentário Geral de hoje (15), às 18h30 na TVE, o assunto é a coletividade humana.

Nas artes, além de curtir o som do Fino Coletivo, banda que surgiu da reunião de cariocas e alagoanos em 2005, uma entrevista com o artista plástico Alex Topini, do coletivo Filé de Peixe. O programa também traz um projeto que reúne oito autores, 24 atores, dez diretores, um músico e uma diretora geral, Cristina Fagundes. Ela teve a ideia de fazer um espetáculo que muda a cada semana, utilizando textos baseados nas notícias que saem na grande imprensa. Essa verdadeira gincana, que se chama Clube da cena, faz o maior sucesso em teatros da zona sul carioca e no Youtube e já vai para a sua quinta edição.

Bruno Natal e seus companheiros do coletivo "Cariocas Empolgados", criadores do "Movimento Queremos", explicam como esta iniciativa consegue viabilizar a realização de shows de bandas que não tocariam no Rio de Janeiro por falta de investimento de produtores. Bruno Medina, integrante da banda Los Hermanos e blogueiro, comenta o fenômeno recente que mais abala os consumistas inveterados: os sites de compra coletiva, que seduzem com super descontos e estimulam as compras por impulso.

Ainda entre os destaques, Carlos Affonso Pereira Souza, da Fundação Getúlio Vargas, fala sobre sites colaborativos, como o Overmundo, verdadeiros coletivos virtuais, em que a informação é produzida por todos e para todos.

O programa é uma produção da TV Brasil.

Ações do documento