Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Clube do Choro tem edição dedicada aos grandes nomes do gênero
26/08/2011 - 08h00m

Clube do Choro tem edição dedicada aos grandes nomes do gênero

Nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, João de Barros e Benedito Lacerda estarão presente no repertório deste sábado (27), às 17h, na Educativa FM.

Clube do Choro tem edição dedicada aos grandes nomes do gênero

Iranei Barreto

O Programa Clube do Choro, da Educativa FM, exibe neste sábado (27) edição inteiramente dedicada aos grandes representantes do gênero. No repertório, nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, João de Barros e Benedito Lacerda, dentre outros. O programa vai ao ar das 17h às 18h.

 

Presente no cenário musical brasileiro desde o século 19, o Choro surgiu nos quintais e subúrbios do Rio de Janeiro e inicialmente mesclava elementos da música africana e européia. Nesse período destacam-se Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Anacleto de Medeiros, dentre outros.  O ritmo é considerado como a primeira música popular do Brasil.

 

 No século 20, o Choro ganhou novos contornos e a reunião dos instrumentos característicos anunciava que o Choro resistiria aos séculos. Foi surgindo uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas e arranjadores, dentre eles Pixinguinha, que deixou um legado de inúmeros clássicos, arranjos e interpretações magistrais a exemplo de Carinhoso, Lamento, Rosa, Sofre Porque Queres e Ingênuo.

 

Ações do documento