Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ciência x Religião é o tema do ‘3 a 1’ desta quarta
24/08/2011 - 13h00m

Ciência x Religião é o tema do ‘3 a 1’ desta quarta

Programa trata das questões existenciais sobre a origem da vida no planeta

Ciência x Religião é o tema do ‘3 a 1’ desta quarta

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Ciência X Religião é o tema do ‘3 a 1’ desta quarta-feira (24), às 22h, na TV Educativa de Alagoas (TVE).  O programa traz um filósofo, um teólogo e um físico para tratar de um assunto pouco comum na televisão brasileira: as grandes questões existenciais sobre a origem da vida no Planeta Terra. O programa é uma produção da TV Brasil.


O grande embate entre os adeptos do criacionismo, que professam interpretações do texto bíblico para explicar os mistérios da criação humana; versus o pensamento científico, que se apóia na seleção natural da teoria do evolucionismo de Charles Darwin para defender o Big Bang como princípio da formação do universo.


Assuntos como ateísmo, fanatismo, determinismo e liberdade de credo foram temas tratados no debate com clareza e desenvoltura. Tudo isso com o objetivo de aproximar o telespectador de questionamentos filosóficos que fazem parte do dia a dia, principalmente quando se trata de religião, devoção e fé.


A grande busca do homem em toda sua existência por respostas maiores foram apresentadas como dúvidas que permeiam também a vida dos debatedores – especialistas em suas áreas, mas não detentores de respostas definitivas. Eles analisam as grandes contradições deste embate secular, na perspectiva da história, da diversidade cultural e do avanço do conhecimento.


Para falar do assunto, o 3 a 1 recebe a filósofa Nelma Medeiros, professora de filosofia da UFRRJ e integrante do NovaMente (clínica, pesquisa e estudo em psicanálise); o biofísico Henrique Gomes de Paiva Lins de Barros, professor do Instituto Carlos Chagas e ex- Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins; e o filósofo e teólogo Luiz Correa Lima, professor do Departamento de Teologia/PUC-RJ. A apresentação é de Luiz Carlos Azedo.

 

Ações do documento