Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Caminhos da Reportagem tem edição sobre aposentadoria no Brasil
19/07/2011 - 12h40m

Caminhos da Reportagem tem edição sobre aposentadoria no Brasil

Um panorama do sistema previdenciário no país

Caminhos da Reportagem tem edição sobre aposentadoria no Brasil


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Metade dos brasileiros não planeja o futuro e muito menos a aposentadoria. O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (21), às 22h, faz um panorama do sistema previdenciário no Brasil. Hoje, cerca de 28 milhões brasileiros recebem benefícios relativos à aposentadoria, pensão e assistência social. Uma cobertura que atinge 90% dos idosos brasileiros, até mesmo quem nunca contribuiu. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).


Apesar disso, tem gente, como dona Enedina, catadora de lixo de Brasília, que sofre de graves problemas de saúde e não consegue ter acesso ao sistema. A equipe de reportagem ouviu também aposentados que  ainda sustentam a família com o pequeno salário do benefício e vivem o drama dos empréstimos consignados. O programa mostra a história de quem ainda está no mercado de trabalho e voltou à sala de aula aos 66 anos para começar um novo projeto de vida.


Mas, na prática, como a previdência atende os aposentados? E como é o acesso a esse serviço? Para responder as indagações, o programa traz entrevistas de representantes do governo, especialistas em previdência social e também acompanha a vida de alguns desses brasileiros, para mostrar como vivem e como lidam com a chegada da aposentadoria.


Reportagem: Eudes Júnior
Edição: Isabel Gulart, Conchita Rocha e Cíntia Vargas
Edição de Imagens e finalização: Hugo Carmelo
Produção: Cíntia Vargas, Patrícia Soares, Carlos Molinari e Walesson Barbosa

Ações do documento