Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Caminhos da Reportagem exibe especial sobre Irmã Dulce
19/05/2011 - 09h48m

Caminhos da Reportagem exibe especial sobre Irmã Dulce

Programa faz um especial sobre sua vida e seu legado

Caminhos da Reportagem exibe especial sobre Irmã Dulce

 


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O Caminhos da Reportagem desta quinta (19) exibe um especial sobre a trajetória de Irmã Dulce. O programa faz uma reconstituição da trajetória pessoal de Irmã Dulce, desde o nascimento - numa família de classe média de Salvador - passando pelo momento em que resolve se dedicar à vida religiosa e vai para um convento em Sergipe. A edição mostra ainda seu retorno à Bahia, onde dedica sua vida às pessoas pobres e doentes. O programa é produzido pela TV Brasil e vai ao ar às 22h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE).


O programa vai destacar o trabalho da OSID – Obras Sociais Irmã Dulce – instituição que atende a mais de cinco milhões de pessoas por ano. A instituição é responsável por quase 50% do atendimento de saúde gratuito na capital baiana. Irmã Dulce começou a recolher os mendigos na rua e levá-los para imóveis desocupados que ela invadiu. Por isso, foi perseguida pelas autoridades, até finalmente conseguir transformar em um hospital o espaço de um galinheiro que usava como enfermaria improvisada.


O programa ainda exibe relatos de pessoas que testemunharam os chamados “milagres de Irmã Dulce”. Entre elas, Dona Iraci, que esteve ao lado da freira durante mais de 50 anos. Esses relatos motivaram o processo de beatificação da freira, conhecida como o Anjo Bom da Bahia. Caminhos traz também uma entrevista com o historiador e museólogo, Osvaldo Gouveia, responsável pela reunião dos documentos e objetos que compõem o acervo do Memorial de Irmã Dulce, trabalho que ajudou a acelerar o processo de beatificação.

Ações do documento