Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Bossa Nova é samba
23/08/2011 - 10h10m

Bossa Nova é samba

Carlos Lyra e Marcos Valle participam do programa, que vai ao ar nesta terça(23), às 23h.

Bossa Nova é samba

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

O Samba na Gamboa desta terça-feira (23), às 23h, está assim: mais suave e mais elegante com a melodia do jazz misturada à batida do samba. Essa bossa, que de tão nova revolucionou a música brasileira, será cantada por dois de seus maiores expoentes: Carlos Lyra e Marcos Valle. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).

Durante a entrevista, Marcos Valle discursa sobre as transformações musicais trazidas pela Bossa Nova, que valoriza o requinte e é contrária ao emocionalismo excessivo da música popular das décadas de 40 e 50. Explica que sua geração rejeitava os sambas-canções, os boleros melodramáticos do período anterior e a maneira operística de interpretar estas canções. Foi nesse cenário que a Bossa Nova conquistou seu lugar em rádios de todo o mundo. A quebra estética provocada por esse rompimento com o antigo proporcionou força ao movimento.

Carlos Lyra confessa que seu desejo era de cantar suas realidades, a praia, o verão, os amores através de uma forma leve e alegre. O momento sócio-cultural da época também proporcionou que mulheres mostrassem seu pioneirismo e quebrassem os paradigmas da época. No repertório, Minha Namorada, Samba de Verão, Quarta-feira de Cinzas e o Samba do Avião.

Ações do documento