Balançando o Ganzá apresenta especial sobre Guerreiro
O programa vai ao ar neste sábado (10), ao meio-dia, na TVE.
Iranei Barreto
A reedição do Balançando o Ganzá que vai ao ar neste sábado (10), ao meio-dia, na TV Educativa de Alagoas (TVE), destaca as tradições do guerreiro presente no bairro de Bebedouro. O programa vai mostrar o colorido dos trajes, a dança e depoimento da Mestra Maria Flor dos Santos, a rainha do folguedo, considerada Patrimônio Vivo pela lei de “Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas”.
Ainda nesta edição, imagens do guerreiro dos Mestres Juvenal Leonardo e André Joaquim, além do palhaço de guerreiro, Pedro Simpatia.
*Guerreiro- é um auto natalino genuinamente alagoano, de caráter dramático, profano e religioso. É uma junção de elementos dos pastoris, cheganças, quilombos, caboclinhos. Surgiu no século XX, e desde sua criação apresenta um grupo de cantores e dançadores acompanhados de uma sanfona, tambor e pandeiros, que conta e canta através do sincretismo religioso a chegada do messias e a homenagem dos três reis magos, entre os dias 24 de dezembro até o Dia de Reis, em 6 de janeiro.
A indumentária é carregada de espelhos, miçangas, brilho, lantejoulas e cores, muitas cores, todas elas. Os homens usam calções e meias brancas bem longas, imitando as roupas dos nobres e reis da corte, as mulheres usam vestidos com acessórios referentes a seus personagens, tudo isso compõe o visual das apresentações deste folguedo popular alagoano.
A parte musical é um auto todo cantado, intercalando intervenções instrumentais, como vinhetas de passagem entre um episódio e o próximo. Acontecem pausas chamadas de embaixadas, nas quais o mestre e as outras figuras do guerreiro representam seus personagens em versos falados.
Sobre o programa- Idealizado pelo saudoso folclorista Ranilson França, o programa que retrata os folguedos e a cultura popular do nosso estado, voltou a fazer parte da programação da TVE repaginado, com nova identidade visual e linguagem de documentário. Inicialmente estão sendo exibidas reedições dos momentos mais marcantes das produções comandadas pelo folclorista Ranilson França e posteriormente serão gravados programas inéditos.
* Com informações do texto “O Guerreiro Alagoano”, do jornalista Marcelo Cabral, publicado no site Overmundo, no link: http://www.overmundo.com.br/overblog/o-guerreiro-alagoano.