Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Autor por Autor destaca vida e obra de João Ubaldo Ribeiro
27/04/2011 - 10h51m

Autor por Autor destaca vida e obra de João Ubaldo Ribeiro

A vida e a obra do autor de Sargento Getúlio

Autor por Autor destaca vida e obra de João Ubaldo Ribeiro

 

Iranei Barreto  e Assessoria de Comunicação /EBC-TV Brasil


Por meio de cacos da memória do escritor João Ubaldo Ribeiro, Autor por Autor constrói um painel de sua vida e obra. Durante o programa, que vai ao ar nesta sexta (29), às 22h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), percebe-se a importância do pai e da família em sua formação literária, a amizade com o cineasta Glauber Rocha e escritor Jorge Amado, as viagens ao exterior, a ilha de Itaparica (BA), onde nasceu, e o humor do povo baiano. Além, claro, da identidade do brasileiro. Estes são alguns dos temas que retratam o autor de Sargento Getúlio, Viva o Povo Brasileiro, O Sorriso do Lagarto e outras obras.


A série conta com a participação dos atores Othon Bastos, Milhem Cortaz e atriz Clarissa Kiste. Othon entra em ação representando João Ubaldo Ribeiro, enquanto Milhem Cortaz interpreta o pai do escritor, Sargento Getúlio (personagem do livro Sargento Getúlio), e ainda Nego Leléu (personagem da obra Viva o Povo Brasileiro), Zé da Honorina (amigo de Itaparica), o cineasta Glauber Rocha e o escritor Jorge Amado. Já Clarissa Kiste narra a história, interpreta D. Amália (avó de João Ubaldo), Dona Gilete (a professora) e também uma leitora dos livros do escritor.


O cenário totalmente virtual, produzido em HD (alta definição), ilustra locais e cidades que fizeram parte da vida do escritor. O Rio de Janeiro também é retratado na série, assim como a ilha de Itaparica.


O escritor João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941. Membro da Academia Brasileira de Letras, é escritor, jornalista, roteirista e professor. Ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa, João Ubaldo teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema. Detentor da cátedra de Poetik Dozentur (docente em poesia) na Universidade de Tübigen, Alemanha, é autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica, e o premiado Viva o Povo Brasileiro.


O programa: Autor por Autor é um misto de TV, literatura e teatro, com a missão de incentivar a leitura e promover a literatura brasileira. Usando muita criatividade, a intenção é despertar a vontade de ler mais sobre a vida e a obra dos grandes escritores brasileiros. Gravada nos estúdios da TV Cultura, em São Paulo, a série foi produzida em HD e tem cenário virtual. Dirigida por Ricardo Elias, compõe e recompõe a vida de autores, mesclando entrevistas – com cada escritor -, dramatizando suas vidas e transformando-as em ficção. A ideia é contar como tal autor tornou-se o escritor que é, na atualidade. A sua vivência, os livros que leu, as influências que sofreu, e tudo mais que foi decisivo em sua formação. Atores como Othon Bastos, Leona Cavalli, Tuca Andrada incorporam e encenam a vida de grandes nomes da literatura.


Autor por Autor propõe um diálogo com o jovem que tem os primeiros contatos com grandes escritores como João Ubaldo Ribeiro, Ana Miranda, Carlos Heitor Cony e muitos outros. Instigar a curiosidade de quem assiste ao programa e fazer com que desperte no telespectador o desejo de saber mais sobre determinada obra são outras missões desta nova série.

 

Ações do documento