» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Augusto Calheiros no Aplauso
03/06/2011 - 11h00m

Augusto Calheiros no Aplauso

Cantor e compositor alagoano, Augusto Calheiros é o homenageado do programa Aplauso, produzido por Givaldo Kleber, apresentado por Elias Ferreira e veiculado pela Educativa FM, que vai ao ar neste domingo (05) às 10h.

Descendente de índios, Augusto Calheiros levava sua vida musical cantando nos cinemas locais. Em 1923 foi para Recife, onde começa a cantar na recém inaugurada e segunda rádio transmissora brasileira, Rádio Clube de Pernambuco. Em 1926, faz parte da formação original do conjunto vocal Turunas da Mauricéia.

Calheiros, a partir de 1929, fez também sua carreira solo, mantendo um estilo próprio cantando músicas sertanejas. No auge de sua popularidade, dividindo com Jararaca e Ratinho, Dercy Gonçalves, Arthur Costa e outros, cantava na Casa de Caboclo, famosa casa de espetáculos inaugurada em 1932, localizada na Praça Tiradentes, onde era divulgada a música regional brasileira. Em 1936, cantou no filme Maria Bonita, da Sonoarte.

Autor de 80 discos, foi apelidado de “A Patativa do Norte” (ou Nordeste), por cantar tão bem. No programa, os ouvintes vão poder conferir sucessos do cantor, como Célia, Dúvida, Minha vida em tuas mãos, Meu ranchinho, Vida de caboclo, Saudade do meu norte e outros.