Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alterações do Sono é o assunto do “Ser Saudável” desta quarta
22/08/2011 - 11h22m

Alterações do Sono é o assunto do “Ser Saudável” desta quarta

O que pode ser feito em prol de uma boa noite de sono

Alterações do Sono é o assunto do “Ser Saudável” desta quarta

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

Nesta quarta (24), às 20h30, Ser Saudável trata de um assunto polêmico: as alterações no sono. A má alimentação, a correria do dia a dia e as preocupações da vida moderna intensificam o período de trabalho e reduzem o tempo de sono.  A série Ser Saudável é uma coprodução TV Brasil e UNISINOS e em Alagoas é exibida pela TV Educativa (TVE).


Uma noite maldormida interfere no desempenho profissional e pessoal. É durante o sono noturno que o corpo descansa e o cérebro desempenha funções importantes, como por exemplo, liberar hormônios sexuais e do crescimento. Neste programa, o telespectador vai saber como é possível tratar problemas relacionados ao sono e os reflexos em sua saúde.


O produtor musical Rafael Henke, 37 anos, tinha uma rotina agitada e noites de sono desregradas. Os roncos e as breves paradas respiratórias, enquanto Rafael dormia, preocuparam a esposa. Após realizar exames, ele descobriu que tem apneia do sono. O policial militar, Paulo Sérgio Ferreira, 42, trabalha durante a noite e dorme durante o dia. Ele também tem problema de apneia do sono. Os apresentadores, Dra. Lívia Hartmann e Henrique Barros, acompanham as duas histórias e mostram como Rafael e Paulo trataram os distúrbios do sono.

Um dos fatores que ajuda a regular o sono é a prática de exercícios físicos. O programa também mostra dicas para dormir bem, e os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde. Participam deste programa a pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo, Dra. Luciana Palombini; o professor de Educação Física da Unifesp, Marco Túlio de Mello; e o neurologista do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Dr. Geraldo Rizzo.

 

Ações do documento