Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Almanaque Brasil destaca a evolução dos tecidos brasileiros
08/04/2011 - 10h35m

Almanaque Brasil destaca a evolução dos tecidos brasileiros

Programa também apresenta a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e homenageia Machado de Assis

Almanaque Brasil destaca a evolução dos tecidos brasileiros


Iranei Barreto e Assessoria da TV Brasil


O Almanaque Brasil de sábado (09), que vai ao ar às 19h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), está recheado de atrações. O programa traz a história dos incríveis tecidos brasileiros, os emocionantes acordes da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, muitas simpatias e algumas curiosidades sobre o escritor Machado de Assis. Tudo isso exibido com humor e uma linguagem simples e dinâmica.


A evolução da indústria têxtil abre e fecha o programa da semana. O Almanaque mostra o chitão, tecido que tem a cara do Brasil. Hoje, a “colorida fazenda de algodão” está em toda parte, até mesmo na alta costura. Outra matéria vai mostrar a história da renda, a técnica que veio do Renascimento e se misturou à cultura nacional. Ainda sobre o tema costura, o programa ensina a arte da alfaiataria, apresentando as etapas do corte, da prova e da finalização do terno. O público conhecerá, assim, o que um alfaiate faz para dar aquele caimento perfeito nos ternos.


O Almanaque Brasil traz também uma entrevista com integrantes da Jazz Sinfônica, que unem em uma mesma orquestra o improviso do jazz e a música erudita. E no quadro Papo-Cabeça, uma conversa com o físico e professor Ildeu de Castro Moreira, que fala sobre a situação da pesquisa científica no Brasil e a necessidade de investir mais no setor, principalmente na Amazônia. O programa exibe também uma matéria sobre Machado de Assis que, em 1881, escreveu o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Livre

Ações do documento