Águas Emendadas no Expedições
Programa revela os encantos e a importância da estação ecológica no Planalto Central
Kaká Marinho e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil
O programa Expedições que vai ar nesta terça (14), às 19h30, viaja até o coração do Brasil para descobrir os encantos e a importância da Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma raridade da natureza que abriga ecossistemas preciosos do Cerrado.
Localizado em uma área de proteção integral do Cerrado, a Estação guarda um tesouro espetacular: de uma única nascente, brotam águas que vão percorrer mais de cinco mil quilômetros, para o norte e para o sul, formando duas das maiores bacias hidrográficas, a Tocantins e Paraná. É o fenômeno das Águas Emendadas.
Paula Saldanha e Roberto Werneck desbravam o berço compartilhado pelas águas dessas bacias e revelam a sua importância para as pesquisas sobre o cerrado e para a preservação de um dos maiores tesouros da atualidade: a água.
Próxima à capital federal, a Estação Ecológica de Águas Emendadas é ponto-chave para as pesquisas que poderão resultar na preservação da biodiversidade do Cerrado, bioma mais ameaçado do país e que abriga as cabeceiras de seis das oito bacias hidrográficas brasileiras.
O programa é uma produção da TV Brasil.