Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Aglomerado tem edição especial sobre Dia da Favela Festival
03/11/2011 - 21h44m

Aglomerado tem edição especial sobre Dia da Favela Festival

MV Bill e Nega Gizza recebem os vencendores do Favela Festival

Aglomerado tem edição especial sobre Dia da Favela Festival

Iranei Barreto e Ascom da EBC/TV Brasil

O Aglomerado começa novembro com uma bela homenagem ao Dia da Favela, comemorado no dia 4. No sábado (05), às 17h30, o programa recebe os vencedores do Favela Festival – um evento de música popular promovido pela Central Única das Favelas (Cufa): Mazim Mazamba, compositor de vários sambas famosos pela escola Beija- Flor de Nilópolis; o grupo Soul de Brasileiro; e o grande vencedor do Festival, o grupo Batuque de Gueto, que não deixou ninguém parado. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido em Alagoas pela TV Educativa (TVE).

Depois é a vez do quadro ‘Guerreiros e Guerreiras’ contar um pouco da história de Samuel Muniz, que na década de 80 esteve entre os criminosos mais procurados do Rio. Era conhecido como “Menor Sinistro”. Ainda na cadeia, teve sua concepção mudada prometendo a Deus que utilizaria sua história de vida como exemplo para que outros adolescentes não se envolvessem com a criminalidade e se tornaria referência para outros presidiários. Então, Samuel fundou o Centro Cultural “História que eu conto” e está mudando a vida de centenas de jovens da Vila Aliança (RJ).

E como favela tem tudo a ver com garra, atitude e vontade de construir um mundo melhor, o quadro ‘Perspectiva’ apresenta o líder estudantil Victor Fortes, que é presidente de um dos grêmios mais fortes da cidade de Niterói (RJ) e desponta como uma jovem e promissora liderança para o nosso país. Victor bateu um papo muito interessante e descontraído e falou um pouco sobre os seus ideais com o apresentador MV Bill.

Depois é a vez dos cineastas Rodolfo e Rafael conversarem sobre o filme que lhes rendeu o prêmio do Festival de Curta Criativo Firjan, Vermelho Selaron. É o ‘Cine Rapidinho’ mostrando o talento destes jovens que se dedicam à sétima arte.

E para fechar o Dia da Favela com chave de ouro, o público vai conhecer a Escola de Música do Santa Marta, que foi oficializada em novembro de 2008, junto com o processo de pacificação do morro. Lá os alunos têm aulas de violino, viola, violoncelo, contra-baixo e flauta doce. O foco de projeto é a aula de aprendizado musical em grupo, o que contribui para a socialização e a construção de trabalho conjunto.

 
Ações do documento